Um dos lugares mais desejados pelos brasileiros que saem de férias é o litoral do Nordeste. Com praias lindas, clima quente e muita água de coco, as praias da costa nordestina têm cardápios bem parecidos, marcados pela abundância local de peixes – que entram no preparo de energéticos caldinhos ou de substanciosas caldeiradas – e de frutas, consumidas em sobremesas, sucos e batidas.
A tão famosa caipirinha, presente em todo o Brasil, costuma fazer companhia às típicas moquecas, caranguejadas e pituzadas. Para acompanhar essas receitas de beira-mar sempre há pirão, um escaldado de peixe com farinha de mandioca, de origem indígena. E, para terminar, além das mais variadas frutas, a seção de sobremesas inclui doces que mudam de estado para estado. Os mais conhecidos são os dois bolos que se tornaram símbolos de Pernambuco: o bolo de rolo e o Souza Leão.
Bebida típica do Litoral Nordestino
Caipirinha e batida : Presente não só no Nordeste, mas em todo o Brasil, a caipirinha virou símbolo de bebida de praia. Oficialmente, só pode ser chamada assim a bebida à base de cachaça, limão e açúcar. Outros drinques à base de cachaça e frutas são chamados de batidas ou caipifrutas, e também invadiram os quiosques de praia desta região.
Pratos típicos do Litoral Nordestino
Bolo de rolo : Típico da zona litorânea de Pernambuco e símbolo de Recife, este bolo lembra um rocambole, mas é bem mais saboroso e delicado que ele. A massa pão de ló é aberta até ficar finíssima, quase transparente, e ganha o recheio de goiabada derretida. Depois, é enrolada em forma de rocambole e polvilhada com açúcar.
Bolo Souza Leão: Um dos mais tradicionais bolos da culinária pernambucana segue uma receita que, há muito tempo, parece ter sido criada pela família Souza Leão. De consistência cremosa, este bolo tem massa que leva farinha de mandioca, calda quente de açúcar, leite de coco, gemas e manteiga. É facilmente encontrado em doçarias, lanchonetes e restaurantes.
Filhoses: De origem portuguesa, são massinhas de farinha de trigo fritas e polvilhadas com açúcar e canela. Estão sempre na mesa durante o Carnaval pernambucano.
Caldinho de sururu : Abundante nas águas da costa nordestina, o sururu é um molusco bastante apreciado como base de um revigorante caldinho, que tem fama de ser afrodisíaco. Pode ser encontrado em barracas e bares de toda a orla do Nordeste.
Camarão na moranga: Embora seja encontrada em todo o Brasil, e não apenas no litoral, esta receita é uma das mais emblemáticas nos restaurantes praianos também do Nordeste. Trata-se de uma moranga fartamente recheada com um molho à base de queijo Catupiry, leite de coco e camarões grandes.
Cartola: Característica do Nordeste, sobretudo do litoral de Pernambuco, esta sobremesa leva duas bananas-pratas douradas na manteiga e cobertas com queijo de coalho quente, polvilhado com açúcar e canela.
Casquinha de siri: A receita também não se restringe ao Nordeste, mas é uma das entradas oficiais de bares e restaurantes à beira-mar. Colocada em conchas, a carne desfiada e temperada de siri vai ao forno com queijo, para gratinar.
Guaiamunzada: O guaiamum, espécie de caranguejo muito comum no Nordeste, é fervido com água e temperos e servido com um pirão feito de seu próprio caldo misturado à farinha de mandioca. Vai à mesa como acompanhamento de pescados.
Produtos e ingredientes típicos do Litoral Nordestino
Frutas : Além das frutas de sertão, o Nordeste tem uma infinidade de árvores frutíferas típicas do litoral. Há maracujá, mamão, pitomba, pitanga, abacate, abacaxi, graviola, fruta-do-conde, acerola, banana, jaca, tangerina, manga, melancia... Todas aparecem em refrescantes sucos, batidas e sorvetes.
Frutos do mar : No litoral do Nordeste são comuns os pratos com o molusco sururu, o crustáceo guaiamum (um tipo de caranguejo) e o camarão de água doce, o pitu. Eles entram no preparo de caldeiradas e de moquecas, mas também podem ser servidos sozinhos, na companhia de pirão (mistura de caldo de peixe e farinha) ou arroz.